Sunday, February 20, 2011

A natureza disruptiva do Mobile Learning

Sempre que algo perturba o bom funcionamento da aula a primeira atitude do professor é proibir. Mas será que tudo o que perturba deve ser banido?
Vejamos o exemplo do telemóvel. Esta tecnologia está banida da sala de aula na maioria das escolas por estar conotada com o termo perturbação, distração. Na última década têm havido um aumento de investigação sobre o potencial educativo desta tecnologia que mostra que o termo perturbador muitas vezes tem a conotação oposta quando posta em prática. O termo disruptivo tem sido usado para descrever a aprendizagem suportada por tecnologias móveis (Mobile Learning). Então por que motivo o mobile learnng é considerado perturbador? Será este tipo de perturbação uma coisa boa? Para responder a estas questões o primeiro passo é uma compreensão do termo perturbador no contexto do m-learning. O segundo é determinar como o termo móvel se encaixa na definição de aprendizagem dentro deste contexto (uso de dispositivos móveis).
Mike Sharples apresenta algumas ideias interessantes sobre este tema nesta apresentação:

No comments:

Post a Comment

Note: Only a member of this blog may post a comment.